A próstata

A próstata tem o formato de uma pequena maçã e envolve completamente a parte inicial da uretra é o tubo que leva a urina da bexiga ao exterior do organismo, através do pênis.

A próstata possibilita aos homens terem filhos. Como a maioria das pessoas sabe, os testículos produzem o esperma. O quê muitas pessoas não sabem é que a próstata contribui para a produção do líquido leitoso que leva os espermatozóides. Este líquido amarelo viscoso serve para a nutrição e proteção dos espermatozóides que são muito frágeis, e também serve para diminuir a acidez do canal vaginal. Todos estes fatores aumentam a probabilidade de concepção.

Ao redor dos 45 anos a próstata inicia seu crescimento fisiológico, e, em muitos casos continua a crescer pelo resto da vida do homem.

É aceito que esse crescimento se deve à ação de hormônios sobre o órgão. O crescimento da próstata em si não é problema, mas como a próstata envolve completamente a parte inicial da uretra, seu aumento acarreta um estrangulamento com compressão deste tubo, que interfere com o fluxo normal da urina e pode causar sintomas desconfortáveis.

Uma próstata aumentada não interfere com a vida sexual do indivíduo. Entretanto, sintomas urinários obstrutivos podem ser embaraçosos e podem inibir o desempenho sexual.

Nem todos os homens apresentarão aumento da próstata, e nos que apresentam o aumento nem sempre essa condição é progressiva. Entretanto, estudos médicos mostram que 4 de cada 10 homens acima dos 55 anos têm a próstata aumentada. Este número sobe para 7 a cada 10 homens aos 70 anos de idade, e fica cada vez mais frequente com o avanço da idade.

Os sintomas comumente associados ao crescimento prostático são: vontade de urinar com freqüencia, especialmente à noite, desejo súbito e incontrolável de urinar  dificuldade e esforço para começar a urinar, jato urinário fraco e fino, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga após as micções, interrupções no jato durante as micções, e gotejamento persistente ao terminar de urinar.

A próstata também pode causar sintomas irritativos sobre a bexiga causando dor e ardência para urinar, sangramento e infecção na urina.

Estes sintomas se devem ao fato de que o aumento prostático comprime a uretra em sua parte inicial, causando uma obstrução ao fluxo da urina. Essa obstrução geralmente tem caráter progressivo e lento, causando uma piora gradativa dos sintomas que podem chegar ao extremo de bloquear completamente a passagem da urina causando a retenção urinária.

São 3 os problemas que a próstata pode  causar

Hiperplasia Prostática Benigna

O crescimento prostático benigno, que ocorre na grande maioria das vezes. É a HIPERPLASIA PROSTÁTICA BENIGNA [HPB].

A HPB é mais comumente encontrada em homens acima de 45 anos. HPB não é câncer e também não se transforma em câncer com o passar do tempo. Entretanto, um homem pode ter HPB e câncer de próstata ao mesmo tempo.

A ação de hormônios sobre a próstata é que causa seu crescimento com a compressão da uretra. Isto pode causar inúmeros e diferentes sintomas. Após um diagnóstico apropriado, muitas próstatas aumentadas podem ser tratadas de diferentes maneiras.

Na fase inicial da HPB, você pode não sentir nada ou sentir sintomas muito discretos.  Nestes casos você e seu médico irão decidir sobre a necessidade de um programa de exames periódicos. Se seus sintomas forem muito intensos e estiverem lhe causando desconforto, algum tipo de tratamento medicamentoso ou cirúrgico poderá ser recomendado.

Somente seu médico pode diagnosticar com segurança essa condição e orientar o tratamento mais adequado para sua situação.

Prostatite

A Prostatite, que é uma inflamação da próstata causada pela presença de infecção bacteriana local. Esta condição pode afetar homens em qualquer idade. A prostatite não aumenta o risco de se ter qualquer outra patologia da próstata. Alguns dos sintomas da prostatite são similares aos causados pelo crescimento da próstata como: aumento da frequência para urinar, urgência para urinar, dor e ardência ao urinar, dificuldade para urinar. Em infecções agudas a prostatite também pode ser acompanhada por febre e calafrios .

Esta situação necessita de acompanhamento médico atento e tratamento específico com antibióticos.

Câncer de Próstata

O câncer de próstata é uma doença séria, pois tem característica maligna, com possibilidade de espalhar para outras partes do corpo.

Ele é mais comum em homens após os 45 anos de idade.

Na sua fase inicial, o câncer de próstata pode não causar sintomas. Ele é usualmente detectado durante exames de rotina específicos como a dosagem da substância PSA no sangue [Antígeno Específico Prostático], o toque retal, e exames de imagem.

Quando descoberto no seu início, o câncer de próstata tem altas taxas de cura.

Estudos mostram que na população geral, um em cada 10 homens desenvolve câncer de próstata.

Atualmente se dispõe de várias opções para o tratamento deste tumor, como medicações, radioterapia e cirurgias para remoção da próstata doente.

Todo homem com idade igual ou maior de 45 anos, e 40 anos para os que têm história familiar de tumor de próstata, deve procurar um médico UROLOGISTA para realização de exames preventivos anualmente.

Estes exames constam de amostras de sangue (PSA), ultrassom da próstata, fluxometria urinária e se necessário o toque retal.

Os exames e uma conversa aberta e franca sobre possíveis alterações dos hábitos urinários, darão ao seu médico a condição de diagnosticar seu problema.

Uma vez dada uma descrição detalhada de todos os seus sintomas, seu médico irá solicitar os exames necessários

Se você sentir algum sintoma urinário e eles são persistentes, você deve procurar um médico urologista o quanto antes.

O diagnóstico precoce das doenças da próstata permite seu tratamento inicial e melhora da qualidade de vida

E, eventualmente, o achado de um tumor em sua fase precoce aumenta as chances de cura, pode salvar sua vida e também evitar que sua qualidade de vida seja afetada.

Se você tem alguma dúvida a respeito, é importante discutir o assunto com seu médico o mais rápido possível. Ele é a pessoa mais indicada para diagnosticar sua condição em particular e aconselhá-lo sobre as medidas a serem tomadas.