Em jovens é comum aparecerem em torno da glande peniana espinhas brancas que não se multiplicam. Elas aumentam de tamanho na época do calor e retornam espontaneamente ao tamanho original. Não coçam e não irritam, mas às vezes são confundidas com doenças sexualmente transmissíveis.
São chamadas de Glândulas de Tyson e existem em todos os homens. Em alguns elas são mais proeminentes e dão a aparência de uma coroa de espinhos ao redor da glande.
A função dessas glândulas é produzir a secreção sebácea típica do pênis, que protege a glande e a faz a lubrificação durante a atividade.
O fato dessa glândula aumentar de tamanho não significa um problema médico. Porém, do ponto de vista estético pode haver constrangimento para algumas pessoas e, nesses casos ela pode ser retirada por eletrocoagulação sob anestesia local.
É importante que o caso seja avaliado por um especialista para diferenciar estas glândulas de lesões verrucosas provocadas pelo vírus do HPV, que é uma doença sexualmente transmissível muito frequente em nosso meio e que necessita tratamento específico.