A varicocele é a dilatação das veias do testículo, que elevam a temperatura testicular podendo provocar a infertilidade.
O diagnóstico da varicocele é feito inicialmente por exame físico pelo médico e complementado pela realização de exames de imagem, como o ultrassom.
Estima-se que 15% dos homens tenham varicocele, porém, somente uma pequena porcentagem terá problemas de infertilidade.
Portanto, a indicação de tratamento deverá ser feita de forma individualizada, a partir da história e exame físico e realização do exame de espermograma.
Não há tratamento com clínico ou com medicamentos para a varicocele. Quando se identifica essa patologia com sendo um problema seu tratamento é a cirurgia.
Atualmente a cirurgia é realizada com microscópio por cirurgião habilitado, em hospital, com anestesia, sendo que o paciente recebe alta no mesmo dia.
A recuperação do paciente é rápida, podendo retornar em poucos dias às suas atividades habituais.
Com a utilização da técnica microcirúrgica obtêm-se melhores resultados e menor índice de complicações como sangramento, infecção, inchaço, atrofia testicular ou recorrência da varicocele.
A taxa de sucesso com esse método cirúrgico é alta, ocorrendo melhora dos parâmetros do espermograma, na maioria dos pacientes, ao redor de 6 meses de pós-operatório.