O que é Vasectomia?

O que é Vasectomia?

A vasectomia é a cirurgia esterilizadora masculina que consiste na interrupção de um pequeno canal chamado deferente, que leva os espermatozoides do testículo, onde são produzidos, até uma bolsa chamada vesícula seminal, onde ficam armazenados até serem eliminados na ejaculação

Essa cirurgia somente interrompe a passagem dos espermatozoides que são os responsáveis pela gravidez e não interfere na produção de hormônios masculinos.

Como as vesículas seminais e a próstata produzem os líquidos de nutrição para os espermatozoides, e que correspondem a 80% do material eliminado na ejaculação, após a cirurgia praticamente não se percebe alteração.

A cirurgia dura em média 40 minutos, é realizada com anestesia local e em caráter ambulatorial, sem necessidade de internamento.

Não há necessidade de nenhum preparo especial para o procedimento e após a cirurgia ocorre somente um desconforto local.

São realizados pontos internos que ficarão bloqueando o canal deferente e que duram a vida toda e alguns pontos na pele que são absorvidos em cerda de 10 dias após a cirurgia, não sendo necessária sua retirada.

A recuperação é rápida e em cerca de 2 dias o paciente já está retornando ás suas atividades normais.

Para o esgotamento do estoque de espermatozoides após a vasectomia, recomendamos 30 ejaculações, período no qual o paciente ainda é fértil e deverá utilizar um método anticoncepcional. Somente depois deste período realizamos um exame em laboratório chamado espermograma e que irá confirmar o resultado da cirurgia.

A vasectomia não implica no desenvolvimento de problemas para a saúde masculina como ganho de peso, diminuição da libido ou doenças na próstata. Porém, recomendamos que todos os homens iniciem seu exame prostático a partir dos 45 anos.

A cirurgia para reversão da vasectomia é possível de ser realizada, porém somente 80% dos homens submetidos à reversão voltam a ser férteis, motivo pelo qual recomendamos que a decisão do casal em fazer a vasectomia deva ser tomada tendo em mente que ela seja definitiva. Não se acreditando que a reversão seja uma opção corriqueira.