A uretra é um órgão tubular cuja função é eliminar a urina armazenada na bexiga.
Em algumas situações pode ocorrer o estreitamento cicatricial desse órgão com comprometimento da capacidade de micção e queda da qualidade de vida. Esse estreitamento é chamado estenose de uretra.
As causas da estenose podem ser de origem traumática (acidentes, quedas, pancadas), inflamatórias (doenças da pele e mucosa nos genitais como o líquen escleroso) e infecciosas (infeções uretrais, doenças sexualmente transmissíveis) e secundárias á manipulação da uretra durante sondagem, exames ou tratamentos endoscópicos como tratamentos de cálculos urinários ou cirurgias de bexiga e próstata.
Os pacientes portadores dessa patologia em geral apresentam dificuldade para urinar, tendo que realizar esforço, percebem demora para esvaziar a bexiga, tem sensação de micção incompleta, infeção urinária e eventualmente sangramento na urina.
Para a avaliação desses casos é necessária a realização de exames específicos e, após a confirmação diagnóstica é necessário um estudo sobre qual a melhor maneira de abordar a doença.
Nos últimos 10 anos houve uma grande evolução nas opções terapêuticas com a utilização de retalhos de pele e enxertos de tecidos, o que trouxe um grande avanço nos resultados cirúrgicos.