urologia-geral-marcos-adriano-londrina

UROLOGIA GERAL – Cuidando da saúde do seu sistema urinário

A urologia é a especialidade médica que trata de doenças do sistema urinário, que corresponde aos rins, ureteres, bexiga, próstata e genitais masculinos.

As patologias que merecem atenção nesta área são os cálculos urinários (pedras no rim), infecções urinárias, exame prostático preventivo, inflamações nos órgãos sexuais masculinos, investigação de infertilidade, cirurgia para esterilização masculina (vasectomia), investigação se sangramento na urina, tratamento de doenças na próstata e bexiga, dentre outras.

Pacientes que apresentem sintomas como dor para urinar, dificuldade e esforço para esvaziar a bexiga, sangue na urina, eliminação de secreção pela uretra, irritações nos órgãos genitais masculinos, cólica renal ou histórico de calculose urinária, necessitam avaliação urológica.

Os indivíduos portadores de cálculos nos rins devem fazer um seguimento urológico para acompanhamento da existência de pedras que necessitem tratamento antes que causem problemas ao paciente.

Um dos pontos mais importantes na área da urologia é o exame prostático anual para homens com idade de 45 anos ou mais. Esses pacientes deverão ser submetidos a exames laboratoriais e de imagem e, se necessário, a realização do exame de toque, uma vez ao ano com a finalidade de se averiguar a existência de doenças benignas ou malignas no órgão e que necessitem de tratamento especializado.

O paciente e o médico, juntos, decidirão sobre os exames e tratamento mais adequado para cada caso.