A Doença de Peyronie

A doença de Peyronie é uma inflamação na membrana que envolve os corpos eréteis do pênis chamados de corpos cavernosos e ocorre mais freqüentemente em homens entre os 40 a 60 anos.

Suas causas são desconhecidas e, desde a descrição da doença pelo cirurgião francês François Peyronie, em 1743, não houve maior progresso no entendimento de suas causas.

A doença de Peyronie é ocasionada por uma inflamação das paredes dos corpos cavernosos penianos, que são câmaras que se enchem de sangue e fazem a ereção do pênis, fazendo com que essa região perca a elasticidade, causando uma curvatura no pênis para o lado dessa fibrose durante a ereção.

Geralmente os pacientes percebem uma placa fibrosa palpável no pênis quando está flácido. Nesta região onde ocorre a curvatura, eventualmente pode ocorrer dor e desconforto durante as ereções.

Em muitos casos a doença apresenta-se como dor em uma área específica do pênis antes que a placa seja percebida. Com a progressão da doença, a placa aparece e pode causar irregularidade e curvatura do pênis.

Em vista de não se saber a causa exata da doença de Peyronie, é difícil se encontrar um tratamento efetivo. Não há nenhuma cura definitiva para a doença.

O tratamento clínico pode ser tentado com medicações de uso oral como pentoxifilina, tamoxifeno, colchicina e vitamina, injeções locais de corticóides e verapamil, ultra-ssom e litotripsia extracorpórea sobre a placa. Porém, nenhum destes tratamentos é uniformemente efetivo.

Em pacientes onde o desconforto é um problema significante, o uso de drogas anti-inflamatórias via oral é indicado.

Após a identificação da patologia, recomendamos um período de observação de 6 a 12 meses antes que qualquer terapia agressiva seja empregada.

Em pacientes onde a curvatura é tão severa que a atividade sexual é impossível, ou algum grau de disfunção sexual se desenvolveu, o tratamento cirúrgico é a única opção razoável.

A cirurgia se baseia na compensação dessa placa fibrosa que está causando a deformidade. Isso pode ser realizado através de sua remoção e substituição por material específico ou, pode-se fazer a retificação cirúrgica da haste peniana sem se mexer na placa, através do princípio da plicatura contra-lateral à placa (que é atualmente o tratamento mais aceito e que proporciona melhores resultados).

Se a curvatura for muito acentuada e complexa, então pode-se optar pela prótese peniana, que é colocada ao mesmo tempo da retificação peniana.

As opções de tratamento devem ser discutidas com detalhes com seu médicos para que se chegue a um consenso sobre a melhor opção e que fiquem claras as vantagens e desvantagens de cada método, bem como as possíveis limitações quanto ás expectativas de resultado.